Na tarde desta quarta-feira, 13, aconteceu na câmara dos deputados em Brasília-DF, uma audiência pública para debater sobre a valorização do futebol amador brasileiro. O evento foi provocado pelo deputado federal Airton Faleiro e pelo presidente da ALEB (Associação de Ligas Esportivas do Brasil), o paraense, Ricardo Oliveira.
Para a ocasião foram diversos representantes do segmento de diversos estados do Brasil e do Pará foi uma caravana de 50 presidentes de ligas municipais, mobilizados por um só propósito: a criação de políticas publicas voltadas para o futebol amador.
“Sabemos que o nosso seguimento é um dos mais importantes do Brasil, pois são dos municípios que saem jogadores para o Brasil e para o mundo, são de campeonatos promovidos pelas ligas municipais, sem o mínimo de recurso financeiro para isso. Ou seja, essa audiência pública é de nível nacional para construirmos condições para o desenvolvimento do futebol amador brasileiro”. Concluiu o presidente da ALEB e ALIDESP, Ricardo Oliveira.
A audiência também foi marcada por falas importantes de autoridades de nosso país:
RICARDO DA SILVA OLIVEIRA, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS LIGAS ESPORTIVAS BRASILEIRAS (ALEB);
SR. LÚCIO FLAVIO VALE DA SILVA, SECRETÁRIO NACIONAL DA SECRETARIA NACIONAL DE FUTEBOL E DEFESA DOS DIREITOS DO TORCEDOR, DO MINISTÉRIO DO ESPORTE;
SR. MÁRIO CÉLIO ALVES, ASSESSOR JURÍDICO DA ASSOCIAÇÃO DE LIGAS DESPORTIVAS DO ESTADO DO PARÁ (ALIDESP);
SR. JOÃO LUIZ DOS SANTOS SANTOS, CONSULTOR DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS (CNM);
SRA. CÁSSIA DAMIANI, DIRETORA DE ESPORTE EDUCACIONAL DA SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE AMADOR, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL, DO MINISTÉRIO DO ESPORTE;
SR. EDSON PRESTES FERREIRA, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO AMAZONENSE DAS LIGAS DE FUTEBOL AMADAOR (AALFA);
SR. GERALDO RICARDO DE LIMA, PRESIDENTE DA LIGA ESPORTIVA DE JUATUBA;
SR. LUIZ GONZAGA PEREIRA SOUSA, PRESIDENTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE DE IMPERATRIZ;
Após a audiência ficou a certeza que o futebol amador brasileiro poderá ser de fato valorizado pelas autoridades do país.
Comments